Rodrigo Lopes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Entregadores, Empregados e Autônomos de Moto e Bicicleta por Aplicativos do Estado de Pernambuco (Seambape), desempenhou um papel fundamental e histórico no 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), que aconteceu entre os dias 19 e 22 de outubro de 2023, em São Paulo.
Lopes foi o escolhido pelo presidente da maior central sindical da América Latina, Sérgio Nobre, para levar a carta que os trabalhadores fizeram para o presidente Lula, e entregá-la ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
O jovem dirigente sindical elogiou o tema do 14º CONCUT, que foi “Luta, direitos e democracia que transformam vidas”, e disse que o congresso foi um espaço de debate, reflexão e definição de estratégias e planos de luta para o próximo período.
O presidente do Seambape destacou ainda a importância da CUT, que completou 40 anos de existência em 2023. Ele disse que a CUT tem um papel protagonista na organização da classe trabalhadora e na reconstrução do país, após o desastre do governo Bolsonaro. “A CUT é a nossa voz, a nossa força, a nossa esperança”, concluiu.